terça-feira, 26 de junho de 2012

 TERMINATOR

O supertanque russo de 52 toneladas e armado até os dentes!


                         
Em jogos ou filmes de guerra (ou mesmo nos conflitos da vida real), os tanques costumam ser as unidades de ataque que mais dão trabalho aos exércitos inimigos – mas nada se compara ao Terminator (ou “Exterminador”), uma arma russa que faz inveja a qualquer veículo produzido pela ficção.
De nome oficial Boyevaya Mashina Podderzhki Tankov (BMPT, ou "veículo-tanque de auxílio em batalhas", em tradução livre), esse gigante pesa 52 toneladas, mede 6,7 metros de comprimento e atinge até 65 km/h. Altamente blindado, ele pode soltar granadas de fumaça para confundir os inimigos e possui um sistema de blindagem reativa explosiva (ERA), formado por placas que “estouram” no sentido contrário ao disparo para diminuir o impacto de projéteis inimigos.
Já o poder de fogo é assustador: são dois canhões de 30 mm, três lança-granadas (um deles para as bombas de fumaça), uma metralhadora PKTM e quatro lança-foguetes antitanque. Há ainda a possibilidade de instalar novos armamentos. Cinco soldados são necessários para operar tudo.
Apesar de parecer, esse Exterminador não veio do futuro: a companhia Uralvagonzavod produz os tanques desde 1995, baseados em outro tanque, o T-90. Atualmente, ele é testado pelos exércitos da Rússia e do Cazaquistão para ser usado principalmente em conflitos em áreas urbanas. Para ver mais um pouco do BMPT em ação,
                                                                                              FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário